terça-feira, 5 de junho de 2012

Sala de visitas de Penafiel


 A Confraria de Nossa Senhora da Piedade e Santos Passos esta a proceder, empenhada e devotamente, à obra de beneficiação e restauro da Igreja do Sameiro.
Foi no longínquo ano de 1889 que se procedeu á adjudicação das obras de predraria do Santuário, em obediência á planta oferecida, em 1885, pelo benemérito Manuel Pedro Guedes. O financiamento para tal empreendimento foi um obstáculo difícil de superar, acarretando a natural morosidade. Em 1895, iniciou-se a torre e inaugurou-se a capela- mor,  colocando-se na altura, a imagem da Senhora da Piedade.
Em 1897, ocorreu o fecho do arco da porta, fazendo-se incidir um esforço enorme na zona envolvente do Santuário.
Em 1899, verificou-se a conclusão da cúpula da torre sineira.
Providencialmente, aparece o benemérito Rodrigo da Costa Babo, que assume a grandiosa tarefa de dotar o Santuário com um carrilhão de sinos, com o peso total de 1.753 kg, assim distribuído: tom de sol – 490 kg; tom de lá – 360 kg; tom de si – 240kg; tom de dó – 208 kg; tom de ré – 150kg; tom de mi -  108 Kg; tom de fá-84Kg; tom de sol agudo – 65Kg; tom de lá agudo – 48Kg . É indubitavelmente o maior carrilhão das terras penafidelenses, tendo ocorrido a sua inauguração em 1909.
A inexorável marcha do tempo foi prosseguindo, ate que, nos dias de hoje, se faz sentir a necessidade de reabilitar o precioso património do Santuário do Sameiro.
Inserida na vasta empreitada do restauro da Igreja, a Confraria decidiu empreender a instalação de um relógio de torre computorizado, com sistema automático de programação de toques e com mudança automática da hora, em sintonia com o relógio automático de Frankfurt (Alemanha).
É, pois, neste contexto que a Confraria da Senhora da Piedade e Santos Passos faz um duplo apelo: em primeiro lugar, à generosidade dos penafidelenses, em particular, e de todos os que nos visitam, em geral, de modo a que se consiga levar por diante esta audaciosa obra de beneficiação e agradecimento do rico património da nossa Igreja do Sameiro; em segundo lugar, para que adiram à inauguração do mecanismo electrónico do carrilhão e do relógio atómico, no próximo dia 23 de Agosto, pelas 21h30m.
Demonstraremos uma vez mais que Penafiel tem fortes razões para continuar a orgulhar-se da sua autêntica jóia arquitectónica que é a Igreja do Sameiro!

Penafiel,
O Juiz da Confraria

Sem comentários:

Enviar um comentário